top of page

Reforma: Algumas dicas antes de reformar com um escritório de design de interiores.

Assegurando que seu sonho não vire pesadelo.


A maioria das vezes, quando você compra um imóvel, ele não estará pronto. Às vezes, para deixá-lo com seu estilo e como você sempre sonhou, é preciso reformar sua nova casa ou apartamento. Muitas pessoas quando ouvem a palavra reforma já associa a palavra à dor de cabeça. Integração de ambientes, alteração de marcenaria, troca de revestimentos apesar de parecer coisas simples, se não monitorados, podem ser sinônimo de obra atrasada, estouro no orçamento previsto, sujeira, pedreiros desqualificados, vizinhos reclamando de barulho, atraso de fornecedores. Quem já reformou sozinho sabe do que estamos falando sobre o desafio de acompanhar uma obra. No fundo, todos querem uma reforma sem estresse e sem dor de cabeça, mas como reformar de foma eficaz?


Sem dúvidas, contratar uma designer de interiores ou arquiteta é uma das melhores soluções para tornar uma reforma mais fácil. Além de garantir que a obra saia conforme o projeto, ela irá gerenciar o tempo de cada etapa para evitar atrasos, ela irá também oferecer as melhores soluções do mercado de acordo com seu estilo, com o dinheiro que você pretende investir e com o tempo disponível. Seu sonho irá se concretizar dentro do seu tempo, do seu gosto pessoal e do tamanho do seu bolso.


Neste artigo vamos dar algumas dicas para que não tenha medo dos desafios de uma reforma. Lembrando que são os profissionais experientes que irão minimizar as dores de cabeça do processo.



Terceirize a dor de cabeça da reforma.


A designer de interiores ou arquiteta que acompanha a obra é a profissional que irá assumir toda a dor de cabeça que seria sua. Além da tranquilidade passada à você, ela também tem conhecimento para garantir que a reforma se desenrolará da melhor forma, com profissionais qualificados e com os melhores materiais. Além disso, também irá planejar uma obra que fique dentro do seu orçamento e do seu prazo.


Planeje tudo que conseguir.


Com um planejamento financeiro, você terá de forma clara o quanto irá gastar na obra. Com o planejamento de tempo, saberá o cronograma do trabalho e o que será feito em cada momento. Um bom planejamento é o ponto de partida para evitar estourar seu orçamento e o período previsto de obra. E assim, garantir uma reforma sem estresse.


Mantenha os pés no chão.


Quanto custa reformar apartamento com uma designer de interiores ou com uma arquiteta? Quem decide o custo da obra é, claro, você. É você, cliente, que irá informar à profissional quanto pretende investir. Seja o mais transparente possível. Obviamente, ela irá dizer se esse valor é o suficiente para executar o que você deseja. Sendo suficiente, irá escolher os materiais, fornecedores e profissionais conforme a sua verba e sonho.


Banheiro e cozinha normalmente são os ambientes mais caros em uma reforma. Isso porque envolvem mais etapas e e consequentemente mais profissionais. Informe-se de quanto custa cada cômodo da casa para evitar problemas com dinheiro e contratar o quanto pode pagar.


Há um valor médio sobre reformas.


Não existem valores fixos para uma reforma, mas há custos médios. A média, em 2019, para reformar um apartamento completo de acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, incluindo desde a mão de obra até a decoração, em bairros como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins, Higienópolis e Perdizes, é de R$ 2.500 podendo chegar até a R$ 4.700/m².


Claro, há cômodos mais caros. Banheiro e cozinha são os que lideram quanto o assunto é custo. Isso porque envolvem mais etapas, como louça, revestimentos e hidráulica, além das que também fazem parte de outros cômodos, como acabamento, marcenaria, iluminação e pintura. O valor acima é a média do custo do m² de uma reforma no apartamento completo. Cômodos isolados podem custar mais ou menos.


Serviços de design de interiores.


Na hora de contratar uma designer de interiores, você pode optar por diferentes serviços, por exemplo, pode pagar pelo projeto, por uma profissional que acompanhe a obra ou pelos dois. Saiba dos valores e invista no possível.


Nós da Queen B Studio não temos um preço tabelado (por m²) para criar um projeto. Calculamos o valor do projeto conforme a complexidade do trabalho. Já para gerenciar a obra, o valor é 10% a 20% do custo total da reforma do apartamento. É um dinheiro bem investido já que ajudamos o cliente escolher os materiais, planejamos como reformar um apartamento da melhor maneira, contratamos os profissionais e fornecedores, acompanhamos a reforma, a decoração e só finalizamos o trabalho com a entrega da chave do apartamento dos sonhos de nosso cliente. É o seu sonho de reforma sem dor de cabeça! O ideal é que, na primeira conversa, você seja o mais transparente possível. Estabelecemos uma relação de confiança e, com clareza, apresentamos as alternativas para os seus problemas.



Planejou o tempo e o orçamento? Elimine as chances de estourá-los.


A profissional sempre irá utilizar uma planilha com todos os gastos envolvidos na obra. O mesmo vale para um cronograma das etapas. Com uma planilha de gastos, você terá uma visão geral de onde seu dinheiro está sendo investido. Vai saber quanto custa cada cômodo, cada peça e cada profissional envolvido no seu sonho. E também conseguirá fazer um melhor controle de gastos.


Se, em uma etapa, você quiser alterar um material sugerido pela designer, por exemplo, pode conferir quanto isso irá impactar no custo final. E, claro, pode conversar com ela para tentar diminuir o valor de algo que está em etapas posteriores. Planilhas de custos e tempos são necessárias para que tudo saia o mais próximo do desejado.



Dê à sua designer de interiores o máximo de detalhes de como é o imóvel dos seus sonhos. Ela saberá bem como reformar um apartamento da maneira mais eficaz e fará o que mais combina com você. E, feito isso, confie nela. Na Queen B Studio, enviamos fotos e informações para o cliente acompanhar cada etapa da obra, do quebra-quebra à entrega das chaves.


Contrate e confie em sua designer de interiores.


Imprevistos acontecerão no meio do processo, isso é um fato, e o ideal é que o profissional, que possui um distanciamento emocional dos espaços reformados, tenha liberdade para resolver o problema. Se o cliente estiver próximo, palpitando em cada etapa, é maior a probabilidade de haver atrasos. Obra exige quebra-quebra e faz sujeira.


Contrate uma profissional de sua confiança e confie em seu trabalho. Ela reúne os conhecimentos para saber como reformar um apartamento da melhor maneira. Para acompanhar, você pode, por exemplo, perguntar semanalmente o que está sendo feito. Assim, fica por dentro do cronograma da obra sem atrapalhar o trabalho dos profissionais.


E, claro, para ter segurança de que tudo será feito conforme seus desejos, converse ao máximo na hora de contratar a profissional e durante o projeto. Tire todas as suas dúvidas e não esconda nada. Com isso, você terá a segurança de que os profissionais irão respeitar suas preferências. E eles terão os direcionamentos para criarem a casa dos seus sonhos.

bottom of page