top of page

Quanto eu gasto para reformar meu apartamento?

A diferença entre custos fixos e custos variáveis


"Mas quanto vou gastar na minha obra?"


Essa é uma pergunta que nossos clientes sempre procuram uma resposta imediata quando nos procuram. Infelizmente não existe uma reposta única para essa pergunta. Além dos gastos fixos da obra, há os custos que variam conforme as escolhas dos clientes, do estilo adotado por ele e dos produtos que ele escolheu para compor a decoração. O que existem na verdade são faixas de gastos. E para lhe informar um valor médio da sua obra é necessária muita conversa.


Ainda está meio confuso? Sem problema! Apresentamos, abaixo, como chegaremos ao valor final e ao que você, que deseja reformar, deve se atentar antes de começar. Vamos começar a planejar o orçamento para a reforma do seu apartamento?




Custo fixo

Existem materiais e serviços que são indispensáveis em uma reforma de apartamento, são os integrantes da chamada parte Civil. Nela, está o básico de uma reforma como os procedimentos envolvendo demolição, instalações elétricas, hidráulica, iluminação, remoção de entulho, caçamba, pintura e instalação do ar condicionado.



Custo variável

Passados os custos fixos de uma obra, existem os variáveis, ou seja, os que dependem da escolha da pessoa. Por exemplo, na reforma de uma cozinha, é possível optar por um granito ou um silestone mais caro para a bancada, uma torneira gourmet com água quente ou apenas fria, uma marcenaria simples ou de uma madeira mais nobre. Ou seja, todas essas opções impactam diretamente no resultado do cálculo de quanto custa reformar apartamento.


São muitas as possibilidades e algumas costumam também somar no orçamento. Conforme as escolhas do morador (tanto relacionadas à estética quanto à praticidade), os preços podem elevar o valor da reforma. No geral, 70% do valor da obra são de custos variáveis. Se as escolhas do morador forem mais baratas, esse número pode chegar à faixa dos 50%, diminuindo o investimento total.


Um exemplo é o piso de madeira. Um piso de madeira maciça pode custar 400% do valor de um piso laminado. Por outro lado, a durabilidade dos dois não se compara, afinal, o de madeira maciça dura muito mais. Levando em conta as vantagens e desvantagens de cada item envolvido na reforma, um designer de interiores pode ajudar você a escolher o ideal para o seu bolso e momento da sua vida.



O banheiro é um dos cômodos que mais impactam uma reforma. Isso se deve a diversos profissionais e processos envolvidos, como hidráulica, iluminação, louças, revestimentos e pintura. Clique aqui e saiba mais sobre os custos de reformar um banheiro.


Mas quanto custa a minha reforma completa?

Agora que você entendeu como considerar os valores envolvidos em uma reforma. Vamos ao resultado deles: no geral, o custo de uma obra completa – incluída a troca de toda infraestrutura elétrica e hidráulica, piso e marcenaria – varia entre R$ 3.000 a R$ 5.000 por metro quadrado na reforma do apartamento. (valor atualizado janeiro/2020).


Esse é um valor médio referente ao custo de reforma de um apartamento na cidade de São Paulo, em bairros nobres centrais. Podendo variar de acordo com a sua região e como dissemos anteriormente, com os serviços necessários em seu projeto.



Como controlo meus gastos de maneira inteligente e economizar?

- Invista em uma planilha de gerenciamento de obra.


Uma reforma envolve muitas etapas e pequenos itens que, se não forem controlados e vistos em uma perspectiva que considere a obra inteira, podem aumentar muito o valor final da obra. Daí ser importante ter uma Planilha de Gerenciamento de Gastos na qual serão descritos todos os valores envolvidos e teremos uma boa noção de quanto custa reformar apartamento desde o início do processo.


Com uma rápida busca você consegue achar planilhas prontas gratuitas.


Na Queen B Studio, trabalhamos com um sistema desenvolvido especialmente para apresentarmos ao cliente um controle total onde listamos todos os produtos que precisam ser comprados e os profissionais que deverão ser contratados em cada fase da reforma. Isso faz com que, antes de investir em um produto por impulso, ele pare e avalie em perspectiva quanto aquilo irá representar no valor final da obra.


Também apresentamos um cronograma em que descrevemos quando cada produto/profissional precisará ser contratado para que o cliente já se planeje ao longo de todo o processo da reforma.



Ter uma planilha de custos e um cronograma de quando cada investimento deverá ser feito são processos importantes para que o custo geral planejado não seja estourado e para que o cliente não se assuste.


Vale a pena contratar um designer de interiores?


Para quem nunca contratou o serviço desse profissional antes pode não saber quanto custa um designer de interiores ou arquiteto para reforma. De modo geral, o valor cobrado por um arquiteto para reformar um apartamento é, em média, de 10% a 15% do valor final da obra, dependendo do escritório contratado e da negociação feita inicialmente. Embora possa parecer um gasto extra (em um momento em que outros valores altos já foram demandados), o dinheiro é um bom investimento e pode evitar que você acabe gastando mais ao longo do processo.


Primeiro, porque um profissional tem experiência para orientar você na escolha dos melhores materiais, profissionais e processos durante uma obra. Com ele, você irá evitar desperdícios, gastar com produtos ruins e profissionais mal qualificados.


Aqui na Queen B Studio, devido à experiência em reformar casas e apartamentos que adquirimos ao longo dos anos, temos parcerias com empreiteiros e profissionais de confiança em todas as áreas envolvidas em uma obra, como iluminação, elétrica, hidráulica, entre outras.



São pessoas que já trabalharam com a gente em outros projetos e entregaram resultados de qualidade e dentro do prazo. Quando executamos uma obra, levamos para a casa do cliente as melhores opções para o projeto, as que vão entregar um serviço bem feito e o lar dos sonhos.


Sem contar que existe a questão do tempo. Obra sempre dá problema, acredite, e um designer de interiores será o responsável por antecipar e resolver esses problemas antes que o pior aconteça e tirar essa dor de cabeça do seu dia a dia. Se um cano estoura, por exemplo, é ele quem irá resolver essa questão, o mesmo vale para um profissional que não entregou o combinado, um produto que atrasou para chegar. Você não precisará se preocupar com os problemas durante a reforma e quando houver um problema, chegaremos com a solução.


Além disso, temos uma equipe inteira de profissionais capacitados para ajudar você a calcular quanto custa fazer sua reforma, planejando desde o início todas as etapas juntamente com você e gerenciando para que ela não saia do que foi definido na fase de projeto.


bottom of page