Etapas da reforma completa do seu espaço.




Antes da Obra: Passando seu sonho para o papel

O primeiro passo para ter aquele quarto, cozinha ou mesmo aquela empresa linda e que sempre sonhou é colocar as ideias no papel. Uma das primeiras coisas que acontece quando você contrata a Queen B Studio é buscarmos entender como você imagina o ambiente dos seus sonhos, como funciona a sua rotina e quais suas metas e objetivos. Entender você, sua família ou como sua empresa funciona é essencial para conseguirmos projetar algo que efetivamente irá lhes atender. Nessa primeira etapa do processo são feitos alguns estudos dos espaços e o que pode ser feito neles. Com isso iniciamos uma análise e passamos a conversar com o cliente qual a melhor forma de começar a moldar seu sonho, acompanhados de um mapa visual com todas as referências que compõem o seu projeto.


Na etapa a seguir nós desenhamos todas as plantas técnicas que compõem o Projeto Executivo. Estas plantas e orientações técnicas são muito importantes para o registro e documentação da sua obra, assim como para orientação da mão de obra que será contratada para a execução dos serviços. É importante que para cada item da obra exista uma planta técnica específica onde irão conter as orientações técnicas e detalhes para execução dos serviços ali mencionados, além de informações pertinentes ao projeto. Este documento servirá como guia para orientar tanto profissionais envolvidos nas diversas etapas do processo de reforma como também os próprios clientes. Nesses desenhos técnicos irão constar todas as indicações de pontos elétricos e de água que irão atender o seu projeto, a paginação de como irão ficar as peças do revestimento selecionado quando instaladas no piso, o modelo e potência de cada luminária, cores de paredes, dentre tantos outros detalhes.

Também nesta etapa são desenhadas todas as paredes, os móveis sob medida e detalhes decorativos do projeto como um todo. Definidos cores, texturas e tantos outros detalhes, apresentamos desenhos 3D que irão ajudar você a compreender melhor o resultado final da sua reforma.



Ainda antes da obra. Resolvendo a burocracia


Ainda antes de iniciar a reforma e em paralelo ao desenvolvimento do projeto, é preciso resolver algumas questões burocráticas. Vamos dar como exemplo uma reforma em um apartamento residencial.


Para iniciar a reforma de um apartamento é importante se informar sobre todos os documentos necessários com seu síndico, com a administradora ou com um advogado (as vezes será necessário conversar com todos). Quando você contrata a Queen B Studio nossos profissionais facilitam tudo isso pra você! Iremos lhe ajudar a providenciar toda a documentação necessária e a solicitar o registro da obra no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Tudo para que sua obra seja feita de forma segura, regularizada e de forma responsável, sempre dentro das normas técnicas. Nossa equipe auxiliará também na liberação da sua reforma junto ao condomínio ou síndico do seu prédio, intermediando os contatos e facilitando todo o processo para que a autorização formal para o início dos serviços ocorra o quanto antes.

E que tal manter um clima legal com os vizinhos e as pessoas ao seu redor? Antes do início da sua obra nossa equipe conversará com todos aqueles que possivelmente terão sua rotina influenciada pela reforma. Isso inclui conversar com o síndico, informar e controlar junto à portaria quais colaboradores irão acessar o apartamento e quais trabalhos irão realizar a cada dia, e de repente até avisar os vizinhos para que esses não sejam pegos de surpresa por uma nova obra. Afinal a gente sabe o quanto uma obra pode incomodar, não é mesmo?

Mas não se preocupe com isso! Nossa equipe cumpre à risca as normas e horários previstos em regulamento interno do seu condomínio, mantendo a ordem e garantindo assim o mínimo de dor de cabeça para todos.



Iniciada a obra,  quais são as etapas?


A primeira coisa que temos que entender é que as tarefas que envolvem uma reforma são organizadas por frentes de trabalho e não por cômodos. Isso quer dizer que a ordem dos serviços ocorrerá de acordo com cada uma dessas frentes, simultaneamente em vários cômodos, de forma a otimizar tempo e custos.


A primeira etapa de uma obra é a do quebra-quebra, mais conhecida por “demolição”, na qual será retirado tudo o que será descartado como aquele piso velho, paredes de cômodos que serão integrados, louças antigas, armários planejados, dentre tantas outras coisas. Depois de tudo quebrado é o momento de retirar todo entulho gerado com a demolição, livrando o espaço para que os profissionais das frentes seguintes comecem a trabalhar.

Então é chegado o momento de reformar as partes elétrica e hidráulica do apartamento. Além da adaptação da infraestrutura para atender ao novo Layout definido junto ao cliente, algumas revisões se fazem necessárias. Muitas das vezes os moradores têm uma ideia errada de que essas partes, por não estarem visíveis a olho nu, estão boas e de que não é preciso uma revisão ou atualização. Nós sempre sugerimos que haja uma avaliação prévia dessas instalações a fim de verificar como está o real estado da fiação e dos encanamentos, afinal você pode não saber mas seu apartamento já pode ter passado por algumas reformas ao longo dos anos e não podemos garantir que um serviço bem feito tenha sido executado pelos antigos prestadores de serviço. Podem existir muitos “gatos” e esses “gatos” podem representar um grande risco no futuro. Como já estaremos em meio ao quebra-quebra é muito melhor já verificar e, se necessário, deixar essa parte de infraestrutura em perfeitas condições de uso do que ignorar e correr o risco de, em questão de pouco tempo, ter um incêndio na parte elétrica ou uma infiltração, por exemplo. Com revestimentos instalados e depois de todo trabalho pronto os problemas são sempre maiores e afetam, além de tudo, o bolso.


Um projeto é muito importante para planejar todas essas etapas. Quando a obra é feita sem um projeto não existe um planejamento para orientar tudo o que será feito e em qual prazo. Os riscos de erros ou mudanças no meio do caminho são maiores e, claro, o risco de demorar mais tempo para a obra ser finalizada consequentemente também aumenta.


Além disso, se a infra de elétrica e hidráulica são revisadas, é provável que elas não voltem a dar problema por cerca de 20 anos. Ou seja, você dificilmente terá problemas dessa ordem dentro do seu apê.

A seguir, e posteriormente às atualizações de infraestrutura elétrica e hidráulica, entra a etapa na qual construímos e regularizamos tudo aquilo que é considerado como “novo” no apartamento. Aqui são feitos os preparos de contrapiso e parede para posteriormente receber os novos acabamentos como cerâmicas, porcelanatos e pinturas em geral.


Após ajustar toda a parte não-visível do apartamento, é hora de cuidar do que ficará aparente. Começam então as instalações. Os revestimentos de piso, parede e rodapé serão trocados, bem como as pedras e a marcenaria. Aliás algumas etapas, embora só possam ser instaladas após a finalização de algumas outras frentes, começam a ser produzidas bem antes, como a vidraçaria e a marcenaria, que são encomendadas semanas antes de sua entrega para que estejam prontas na data em que precisam ser instaladas. É importante também saber o exato momento de contratar um vidraceiro e um marceneiro de forma que a medição ocorra no tempo certo, isso fará com que o cronograma não vá por água abaixo. Iniciam-se, então, as fases derradeiras: instalação de louças, metais e de luminárias.


Superadas todas essas etapas, o novo apartamento está quase pronto para ser habitado. Uma empresa será então contratada e irá limpar o apartamento minuciosamente para que ele seja entregue pronto para morar. Há um teste de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica, para que tudo seja resolvido antes de o morador entrar no apê. Na Queen B Studio, nós acompanhamos todas as instalações necessárias, como de varais e eletrodomésticos por exemplo. Caso seja preciso receber algum móvel novo, nós também acompanhamos entregas e deixamos tudo no lugar, conferindo se tudo está correto.


Vale a pena deixar a dor de cabeça com a gente! 😊


2017 - 2020 © Queen B Studio por Deborah Pernasilici • Todos os direitos reservados